Salto Alto



Para a mulher moderna, sapato de salto alto é sinônimo de elegância, beleza e sofisticação. Os sapatos de salto alto exercem um encanto poderoso para muitas pessoas. Há um pouco de Imelda Marcos em muitas mulheres. (STEELE, 1997, p.97).


O salto alto traz o simbolismo do pedestal, quanto mais alto mais bonito e mais poderoso. Para Jacobbi, uma coisa é certa: o sapato de salto alto é o objeto que diferencia os homens e as mulheres da nossa espécie. (2004, p. 51).


Não é por acaso que desde Cinderela, a narrativa popular feminina tem tanto a ver com calçados. O príncipe encantado é fisgado graças ao sapato, seja ele de cristal (símbolo de virgindade) da cândida Cinderela ou o salto agulha da predadora metropolitana das protagonistas de Sex and The City um dos seriados de televisão de maior sucesso entre o milênio passado e o presente”. (Ib., p. 29).

O salto alto é uma relação de amor e dor, pois trás riscos a saúde, pode causar acidentes, mas as mulheres e os homens possuem o fetiche pelo poder que ele representa.

Para Lurie,
Os sapatos de salto alto e bico fino, que durante a maior parte deste século foram essenciais no vestuário feminino, são considerados sexualmente atraentes em parte por fazerem as pernas parecerem mais longas – uma perna longa é sinal biológico da disponibilidade sexual em várias espécies animais – e porque produzem o que os antropólogos chamam de “corte pomposa”. (1997, p. 210).

Os sapatos de salto exercem um poderoso encanto nas mulheres e nos homens que são seduzidos pelo seu glamour, envolvendo fantasia e o fetiche por esse acessório que faz parte do imaginário masculino e feminino criando diversos nichos no mercado da moda e do prazer.


Referências:
JACOBBI, Paula. Eu quero aquele sapato. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
STEELE, Valerie. Fetiche. Moda, Sexo e Poder. Rio de Janeiro: Rocco,1997.
O’KEEFFE, Linda. Sapatos. Bonner, Colônia: Konemann, 1996.
JONES, Terry ; MAIR, Avril Mair. Fashion Now: i-D Selects the World's 150 Most Important Designers. 25a. Ed. Hohenzollerning: Taschen, 2005.
Amanhã tem mais!
Bjks Ale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penalty faz releituras dos clássicos

Azul, pink combina contigo?

Moda no desenho animado - Bratz