Verão 2008




Nas vitrines só dá amarelo, pink e azul escuro batizado de Bic ou Klein.

A estação pede tons fortes e mistura de cores.

Na praia, estão valorizados os maiôs vazados que acentuam as curvas e os buquínis de temas geométricos.


Para o final da tarde, a pedida é maiô “enganamamãe”

O verão começa em 22 de dezembro, às 3h52.

Quem pensa que a regra é investir apenas em uma roupa colorida está enganado. A tendência é usar cor com cor. Em duas peças ou em um sapato tricolor, por exemplo. É claro que, assim, a chance de errar na dose de ousadia é grande. “Vale sempre a história de se olhar no espelho e ver o que fica bem. Mas acho ótimo quando alguém assume o ‘fora do padrão’ e é feliz”, diz o estilista Fause Haten.
As novas cores do verão não são exclusivas dos jovens.

Bijoux com pedras generosas ou feitas com largas correntes devem enfeitar os colos das mulheres. E as bolsas de tamanho extra, como as de lona ou de linha ecológica, são outra pedida. “Ela é descolada, enorme, feita com material alternativo”, descreve Martha Ribeiro, diretora de estilo da TAO Galeria, grife de bolsas e sapatos femininos.

A “extra” carrega até mesmo a bolsa preferida – e menor. Tufi Duek, da Forum, confirma a tendência e define o estilo da mulher deste verão: “Maxibolsa, vestido curto ou camisa com calça de cintura alta”. Nos pés, pode-se seguir as cores dos anos 80 ou optar por tons neutros para equilibrar o visual. Os materiais brilham ou refletem luz. O verniz tem aspecto de gloss.

E as rasteirinhas são decoradas, como as que levam pedras ou acessórios de metal. Há ainda as summer boots, um mix de sandália e bota vazada. Não é certo se vai pegar. “São para mulheres mais ligadas à moda. Não vejo por que não agradariam”, diz Vanessa Borges, pesquisadora de estilo e dona do Studio TMLS, que exporta dois milhões de sapatos por ano.
Não gosta de nada disso? Incorpore o navy. A estética “marinheiro” é outra tendência da temporada. “Não é preciso seguir o trio vermelho-branco-azul.
importante mesmo é o estilo”, esclarece Luís Fiod, diretor criativo da Mint, uma consultoria de moda. Pode ser uma camiseta listrada, uma pantalona com estampas gráficas ou um lenço, prendendo os cabelos.

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