Divulgação de Bandas e Shows - Parte I

O meu "afilhado" blog http://ospiratasdohawaii.blogspot.com/ citou o Espaço da Moda e o resumo que pesquisei com a Josy sobre a Divulgação de Bandas e Shows na cibercultura.

Vou dividir em partes para facilitar, pois são muitas dicas:


Título:
UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO
DE BANDAS E SHOWS NA CIBERCULTURA

O resumo foi publicado no V Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica da Uniadrade
O trabalho tem como objetivo analisar a evolução tecnológica que provocou grandes alterações em nossas vidas, focando nas estratégias de comunicação e marketing empregadas na divulgação de bandas e shows na cibercultura, a qual trabalhamos como sinônimo da cultura contemporânea, destacando a internet que nos proporciona novas formas de comunicação e interação entre o público e as bandas.

Um dos maiores benefícios dessa evolução foi o desenvolvimento das formas eficientes e rápidas de acesso à cultura e troca de informações. Transpondo esta situação para o cenário musical, encontramos uma verdadeira revolução, inimaginável no início dos anos 90, na qual nunca foi tão rápido conhecer novos artistas e, no caso dos músicos e bandas mostrar seu trabalho para o mundo, atingindo milhões de pessoas


Um exemplo é o grupo de axé Asa de Águia que fez a gravação do show ao vivo para o seu DVD e transmitiu tudo no site oficial da banda. Os fãs puderam conferir na íntegra o show. Apesar da crise das grandes gravadoras, nunca se consumiu tanta música quanto atualmente. Basta pensar na quantidade de músicas que circulam pelos milhões de tocadores de mp3 por todo o mundo e lotam HD’s de computadores.

A música está em todos os lugares e as bandas alcançaram um nível de independência até então inédito. Uma ótima divulgação pode ser feita pela internet utilizando ferramentas gratuitas e até mesmo os custos de gravação das músicas podem ser reduzidos, graças aos estúdios caseiros e seus softwares de produção e edição. A internet passa a ser uma das principais elos entre artistas e público, é importante que este meio seja bem utilizado, explorando todas as suas possibilidades.

No site http://www.buscaki.com.br/busca/musicas/promocao_marketing.php encontramos uma lista com mais de 80 sites que fazem divulgação de bandas e shows na rede


A internet possibilita o armazenamento e divulgação de todo o material produzido pelas bandas, sejam músicas, vídeos, fotos ou qualquer outro arquivo digital. Um elemento importante proporcionado por estes serviços é a interatividade, tornando banda e ouvintes muito mais próximos, em alguns casos, até mesmo eliminando essas barreiras (como nas produções coletivas e abertas) e tudo sem custos para os usuários

Continua na parte II.

As dicas de como divulgar bandas e shows!

Se você tem dicas contribua, e se você colocou seu trabalho na rede, nos conte qual foi o retorno, quantos "frutos" colheu... esse feedback vai contribuir na conclusão da pesquisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penalty faz releituras dos clássicos

Azul, pink combina contigo?

Moda no desenho animado - Bratz