História da Moda: DÉCADAS QUE MAIS INFLUENCIARAM E INFLUENCIAM A MODA



Hoje início meu blog (perdi a preguiça e resolvi aproveitar esse espaço) para divulgar um pouco da minha pesquisa... para quem gosta, para quem estuda, trabalha ou simplesmente passa o seu tempo usufruindo das maravilhas que a rede nos proporciona... começo com um pouquinho da décadas que fizeram parte da vida de muita gente... divirtam-se nessa viagem no tempo... comentem, complementem, critiquem, enfim esse espaço é democrático rsss. Divirtam-se! Bjs Ale


A moda está ligada à história, à economia, ao comportamento do ser humano, enfim a diversos campos da sociedade e algumas décadas se destacaram, se destacam e continuam sendo sendo fonte de inspiração para muitos estilistas, designers e artistas. Fiz breve recorte dessas décadas para termos uma noção geral da sua influência na história da moda e da evolução do ser humano no mundo e suas influências principalmente na moda brasileira.

ANOS 20 - ERA DO JAZZ E DAS "MELINDROSAS"

Para Lurie, "uma segunda revolução na moda ocorreu durante e logo após a Primeira Guerra Mundial, quando a Europa e a América, política, econômica e culturalmente, introduziram o que foi chamado de "mundo moderno"".(1997, p. 86).


A década de 1920 foi de prosperidade e liberdade, animada pelo som das jazz-bands e pelo charme das mulheres modernas da época chamadas de “melindrosas”.

As melindrosas freqüentavam os salões e traduziam em seu comportamento alegre, infantil, namoradeiras e em seu modo de vestir o espírito da chamada Era do Jazz. Livre dos espartilhos, usados até o final do século 19, a mulher começava a ter mais liberdade e já se permitia mostrar as pernas, o colo e usar maquiagem. Nos anos 20, a moda dá um passo
decisivo em direção à modernidade.


"Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda." Coco Chanel (1883-1971)


Na década de 20 Coco Chanel começou o seu império e hoje é uma das marcas de luxo mais valiosas do mundo. Lipovetsky (2005, p.92) cita, o valor da marca Chanel estimada em 4,27 bilhões de dólares pela Interbrand[1] no ano de 2001. Em 2004 o valor da marca era de 4,41 bilhões e em 2005 de 4,77 bilhões de dólares.

Durante a Primeira Guerra (1914-1918) a moda no Brasil continuava a seguir a moda parisiense, a mulher brasileira ficou satisfeita com o encurtamento das saias, pois deixava sua silhueta mais charmosa e sentiam menos calor. Moutinho comenta, que com o fim das dificuldades da Primeira Guerra trouxe ao mundo, inclusive ao Brasil uma verdadeira ânsia de paz e prosperidade. Muitos movimentos nacionalistas apareceram, o país teve que se desenvolver industrialmente para substituir os produtos importados, que não chegavam aqui, para suprir as necessidades dos brasileiros. (Id. ib., p.96).

As telenovelas são elementos que buscam e lançam tendências de moda no mercado brasileiro.

A década de 20 foi inspiração para a telenovela "O Cravo e a Rosa"
[2], produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre junho de 2000 e março de 2001, com 221 capítulos. Escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira e dirigida por Walter Avancini. Com um grande elenco, destaque para os personagens principais interpretados pela atriz Adriana Esteves e Eduardo Moscovis.

A telenovela foi reprisada na sessão Vale a Pena Ver de Novo menos de dois anos após seu final. A reestréia ocorreu em janeiro de 2003, ficando no ar até agosto, mantendo índices comparáveis aos da exibição original.

Outra telenovela inspirada na década de 20 foi "Chocolate com Pimenta", produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo, entre setembro de 2003 e maio de 2004. Foi escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Jorge Fernando. Está sendo reexibida atualmente no Vale a Pena Ver de Novo desde o dia 24 de julho de 2006. Destaque para a atriz Mariana Ximenez e Murilo Benício. A telenovela registrou média geral de 40 pontos, caso raro em se tratando do horário das 06, o horário de novelas de menor audiência da Globo. Chocolate com Pimenta apresentou, o humor "pastelão", com inúmeras "guerras de tortas".

[1]A Interbrand empresa de consultoria internacional de gestão e pesquisa, que classifica em um ranking as marcas mais valiosas do mundo. Disponível em: http://www.interbrand.com. Acesso em 15 abr. 2006.
[2] A telenovela "O Cravo e a Rosa" foi inspirada no clássico A Megera Domada, de William Shakespeare, com referências nas novelas A Indomável, de Ivani Ribeiro (TV Excelsior, 1965) e O Machão, de Sérgio Jockyman (TV Tupi, 1974). Fonte: http://www.wikipedia.org.br. Acesso em 25 set. 2006.

A moda dos anos 20 continua presente, é só parar um pouquinho e analisar na tv, nas novelas, revistas e principalmente na rede, com milhões e milhões de informações... Divirtam-se!

Bjs e até mais Ale.





Comentários

Anônimo disse…
Oi, achei muito interessante o seu blog. Estou fazendo um trabalho sobre tendência de moda. Será que vc poderia me ajudar?
São perguntas básicas: o que é tendencia, como e de onde elas surgem e como as novelas influenciam nas tendencias aqui no Brasil?
Não sei se pode me ajudar, mas quero parabenizar pelo seu espaço aqui.
Qqer coisa meu e-mail é lela_s@rpcketmail.com
Obrigadsíssima!!
Unknown disse…
Olá!!!
Adorei a postagem sobre o a moda na década de 20.
Gostaria muito de saber a bibliografia que você usou.
Sou estudante de história e meu trabalho de conclusão de curso e sobre este período.
Obrigada
karla simas
Caso você possa me passar a bibliografia meu e-mail é karlasimas14@hotmail.com

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