História da Moda


A independência da mulher através da moda...
Outro dia ouvi umas barbaridades... que nem vale a pena comentar aqui, mas resumindo infelizmente ainda tem gente que acha a moda futilidade. Então para essas pessoas que não conhecem nem um pouco de história, procurei na minha pesquisa do mestrado... rss e foi por causa dela que nasceu o Espaço da Moda... fiz um RESUMEX!


- Anos 20 - Era do Jazz e das "Melindrosas" .
Livre dos espartilhos, mostravam o colo, as pernas e usavam maquiagem.
Coco Chanel iniciou seu império e vem com tudo como filme depois conto mais...

- Anos 30 - Influência das Estrelas do Cinema.
Redescobriram as formas do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem grandes ousadias, dando-lhe uma forma harmoniosa e natural. Descobriram o esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol. O cinema foi o grande disseminador dos novos costumes. Hollywood, através de suas estrelas, como Greta Garbo e Marlene Dietrich.

- Anos 40 - A moda sobreviveu à Guerra.
Com a escassez de tecidos as mulheres tiveram que reformar suas roupas e utilizar materiais alternativos na época, como a viscose e as fibras sintéticas. O corte era reto e masculino, ainda em estilo militar.

- Anos 50 - Mulher Femina e Glamurosa.
Apesar de tudo indicar que a moda seguiria o caminho da simplicidade e praticidade, acompanhando todas as mudanças provocadas pela guerra, nunca uma tendência foi tão rapidamente aceita pelas mulheres como o "New Look" Dior, a mulher ansiava pela volta da feminilidade, do luxo e da sofisticação. A beleza se tornou um tema de grande importância. O clima era de sofisticação e era tempo de cuidar da aparência.

- Anos 60 - Liberdade Revolução na moda.
Os jovens tiveram a sua própria moda. A moda era não seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade e o grande desejo da juventude da época. Destaque para a criação da minisaia.


- 70, 80 e 90 - A diversificação.
Roupas com produção em massa, busca pelo retro look, peças misturadas, tudo é possível. Nos anos 80 tecidos como a lycra, colantes, jerséi, náilon, tac tel neoprene, entre outros. Nos anos 90 a afirmação do prêt-à-porter.

Século XXI - Seqüência das releituras.
A busca pelo novo é tendência. A cibermoda - Tecidos e acessórios tecnológicos.
Quer saber mais leia:
BRAGA, João. História da moda uma narrativa. 4.Ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.
BRAGA, João. Reflexões sobre moda volume I. 2. Ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2006.
LURIE, Alison. A linguagem das Roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997

Bjocas até mais,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penalty faz releituras dos clássicos

Azul, pink combina contigo?

Moda no desenho animado - Bratz