Moda Vitoriana na Moda

Entre as tendências mais marcantes desta temporada, está a era vitoriana como influenciadora direta da moda dos últimos tempos.
Tem sido cada vez mais comum encontrarmos nas roupas de agora traços da moda daquele período (séc XIX). Nos desfiles europeus, nas coleções para o Outono/Inverno, houveram muitas alusões ao passado, especialmente à época do reinado da rainha Vitória (1837-1901). É a moda repleta de volumes, forma balão, mangas fofas, muitos babados, rendas e gola alta. Além, é claro, das tonalidades escuras e a clássica sobriedade do preto.
O início do período vitoriano (1837- 1860) é marcado pelo extremo recato das mulheres, que tinham seus movimentos restritos pelas pesadas vestes, mangas coladas e crinolina. A aparência das damas era de vulnerabilidade, as roupas eram desenhadas para fazerem as mulheres parecerem fracas e impotente, como de fato elas eram.

As cores eram claras. O espartilho, que fazia mal à coluna e deformava, inclusive os órgãos internos, as debilitava ainda mais, impedindo-as de respirar profundamente. Além de elegante, o espartilho era considerado uma necessidade médica à constituição feminina, usado, inclusive, em versões juvenis a partir dos três ou quatro anos.

Boa inspiração... eu adoro as mangas fofinhas... camisas, vestidos...

Comentários

Adriana Amaral disse…
sou suspeita pq eu gosto muito desse estilo :)
Mendonça disse…
Anão, que lindo o seu blog!
Eu adorei, achei suuper interativo e MUITO interessante. EU SOU APAIXONADA POR MODA, confesso que chega a ser um vício pra mim x) e dps de anos eu resolví montar um blog, e gostaria de compartilhar - lo com vc, xú!
Linka-me aí no seu blog, me dando uma ajudinha e me avisa por comentário que eu te linko também!
Um abraaaaaaaaço ;*

Postagens mais visitadas deste blog

Penalty faz releituras dos clássicos

Azul, pink combina contigo?

Moda no desenho animado - Bratz