O Ciclo de Vida da Moda
A moda em si é "autodestruídora", a cada coleção, a antiga é anulada em privilégio de uma outra, e traz novas idéias, conceitos, inspirações.
A cada lançamento o Ciclo de Vida da Moda é acionado:
1.Lançamento (antes era apenas para uma elite, hoje vemos tudo na rede).
2.Consenso
3.Consumo
4.Massificação
5.Desgaste
E recomeça tudo de novo com as novidades/lançamentos e efemeridades divulgadas nos meios de massa e na mídia segmentada.
A multiplicidade, a efemeridade, o individualismo, a imagem, o corpo fazem parte de sistema da moda e estamos conectada a ela, querendo ou não querendo.
O sistema da moda utiliza todos os artificios do marketing, publicidade e da comunicação de massa ou segmentada para gerar necessidades, satisfações, desejos de consumo com foco no seu público-alvo, o consumidor final e vamos lá nós mulheres ocupamos o topo dessa lista.
Quem de nós não adora uma liquidação! (cuidado com o cartão principalmente no final das estações, as Sales, OFF, 50%, 70% de desconto....)
Será que precisamos de tantas roupas? Sapatos? Bolsas?
Por que consumimos tanto? é terapia? é suprir necessidades? é carência?
Bjocas e até mais, Ale
Fonte: Moda na Cibercultura (minha pesquisa de mestrado... estou acabando!)
Colabore com a minha pesquisa!
http://espacodamoda.blogspot.com/2007/02/participe-da-minha-pesquisa.html
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