segunda-feira, maio 28

A moda das Bruxas Modernas = Cyberbruxas ou Cyberwitches ou Cyberwiccas


Para quem não sabe o meu nome Aletéia é o nome de uma "Bruxinha boa e simpática" que tinha um caldeirão rss. Vi a bruxinha uma vez na loja Além da Lenda (que não existe mais em CWB), na época não a comprei - estava sem dim dim, era minha fase estudante, e depois nunca mais vi.
Se alguém achar me avise, please!

Vi esse artigo na Revista Isto é na Web,

Você acredita em bruxas?


Conectadas pela internet, cyberwitches de todo o País se preparam para encontro latino-americano de wicca, a bruxaria moderna, em junho.

Esqueça as piaçavas. As bruxas de hoje não voam pelos céus montadas em vassouras para encontrar suas companheiras de magia - elas mandam e-mails, enviam mensagens pelo MSN, deixam recados no Orkut.

Feiticeiras modernas também não se reúnem às escondidas no breu das florestas.

A 3ª Conferência de Wicca & Espiritualidade da Deusa, que pretende atrair de 600 a 800 praticantes e simpatizantes, em junho, acontecerá em um hotel no centro de São Paulo.
A escritora inglesa Janet Farrar, autora de A bíblia das bruxas, já confirmou presença e será o grande destaque entre os palestrantes. "É o maior evento da wicca na América Latina", garante Claudiney Prieto, idealizador do encontro e autor de oito livros sobre o tema, entre eles Wicca - a religião da deusa, que está na 12a edição e já vendeu mais de 30 mil exemplares.

Fundada nos preceitos do antigo paganismo, a wicca, também chamada de bruxaria moderna, é considerada por seus adeptos uma religião. Ela se baseia no culto à natureza e à deusa-mãe, uma divindade feminina que seria a responsável pela criação de tudo na Terra. Livres da ameaça de arderem em fogueiras (leia quadro), as feiticeiras da atualidade podem ostentar sem medo seus pentagramas, o símbolo dos bruxos. Uma pesquisa da Universidade da Cidade de Nova York, de 2001, apontou que a wicca, com 134 mil adeptos, era a religião que crescia mais rapidamente nos Estados Unidos.

No Orkut existem 875 comunidades em português relacionadas à wicca. A maior delas, denominada Sociedade Wicca/ Bruxaria, tem mais de 25 mil integrantes. Adepta há dez anos, a gerente de revendas Claudia Issa, 30 anos, começou como uma bruxa solitária. "Há uns cinco anos conheci outros praticantes pela internet e passei a fazer parte de um grupo", diz ela.

Série da TV Charmed starring Alyssa Milano, Rose McGowan, and Holly Marie Combs.
Um exemplo de bruxas super modernas e fashions!

Como todo fenômeno pop que se preze, a bruxaria faz sucesso também no cinema (Harry Potter e o cálice de fogo, o quarto filme da saga, arrecadou mais de US$ 600 milhões no mundo).
Entres outros filmes , lembrei do clássico As Bruxas de Eastwick (1987), Jovens Bruxas (1996), As Bruxas de Salém (1996), A Bruxa de Blair (1999) esse eu não tive a curiosidade de ver, Halloweensssss, As Brumas de Avalon (é muito show!!), Da magia à sedução (1998) com Sandra Bullock e Nicole Kidman, etc. Eu adoro filmes lights rss sem monstros, sangue... terror tô fora.

E na televisão em séries como Charmed, que durou oito anos - eu adorava!!!
É um outro exemplo de cyberwitches ou cyberwicca.


Ou autor do artigo esqueceu das bruxas clássicas dos contos de fadas e dos desenhos... mas eu lembrei a clássica bruxa da Branca de Neve e dos 101 Dálmatas rsss

E na nova novela das seis da Globo, Eterna Magia, (o que é aquela abertura, que efeitos nada especiais) que tem como protagonistas duas irmãs praticantes de wicca). E ainda colocaram o Paulo Coelho (my Good!!!! um canastrão de mão de cheia!!!) tudo isso no primeiro capítulo, gente eu não assisto essa novela, mas se vc vê a Globo não precisa assistir todos os dias, é só ver as chamadas nos intervalos (os comerciais eu gosto de ver) quem tá anunciando, a criatividade brasileiras ... rss
Mas as bruxas parecem não estar muito empolgadas com o súbito interesse global pelo assunto. "A novela deve aumentar o número de pessoas que querem ser bruxas pelo modismo", afirma a bailarina Gleice Lemos Frioli, 28 anos, praticante de wicca há 13. E alguém tem dúvida? rss

"Assisti ao primeiro capítulo mais por curiosidade. Não tenho tempo para televisão. Uma bruxa moderna tem de estudar muito e trabalhar mais ainda", explica a secretária e professora de dança do ventre Rose Terra, 41 anos, wiccaniana há 12.

Os adeptos se dedicam aos rituais, que não mudaram tanto assim: eles ainda envolvem caldeirões e poções, porém registram esses momentos com suas câmeras digitais. Os principais celebram as luas cheias do ano (os esbats) e as mudanças de estação (os sabbats). Os seguidores podem praticar os ritos sozinhos ou se reunir em covens, os grupos de bruxos que se socializam e fazem encontros coletivos. Para isso, basta uma chamada pelo celular.

Bom evento pra vcs!!!
Bjocas e até mais, Ale


6 comentários:

Adriana Amaral (Lady A.) disse...

muito bom!! estive em salem em 2004 e fui até o cemitério das "bruxas" q foi nad amais q e uma histeria coletiva...rs mas é uma ssunto interessante, independente das crenças...

Aletéia disse...

hehe legal Adri,

Salem tambem era o nome do gato preto da série Charmed e da Feiticeirinha rss

Kisses

Anônimo disse...

Eu amo bruxas!!!

Josy

suennya disse...

oi, me chamo suennya, e sou fissurada em bruxas...
tenho muitas coriosidade sobre isso. Adorei sua página na net...
está show de bola. tbm sou uma escorpiana...rsrsrs.

Eu amo bruxas!!!

gleice disse...

eu sou a Gleice Lemos Frioli, que esta no artigo citado, achei por acaso aqui..adorei sua pagina e sua forma de escrever e pensar! mta luz e boa sorte! bjks

Aletéia disse...

Olá Gleice, coisas da internet... a rede das redes achar sua citação por acaso rss.
Muita luz pra vc também!!!

bjks Ale