A moda das Bruxas Modernas = Cyberbruxas ou Cyberwitches ou Cyberwiccas


Para quem não sabe o meu nome Aletéia é o nome de uma "Bruxinha boa e simpática" que tinha um caldeirão rss. Vi a bruxinha uma vez na loja Além da Lenda (que não existe mais em CWB), na época não a comprei - estava sem dim dim, era minha fase estudante, e depois nunca mais vi.
Se alguém achar me avise, please!

Vi esse artigo na Revista Isto é na Web,

Você acredita em bruxas?


Conectadas pela internet, cyberwitches de todo o País se preparam para encontro latino-americano de wicca, a bruxaria moderna, em junho.

Esqueça as piaçavas. As bruxas de hoje não voam pelos céus montadas em vassouras para encontrar suas companheiras de magia - elas mandam e-mails, enviam mensagens pelo MSN, deixam recados no Orkut.

Feiticeiras modernas também não se reúnem às escondidas no breu das florestas.

A 3ª Conferência de Wicca & Espiritualidade da Deusa, que pretende atrair de 600 a 800 praticantes e simpatizantes, em junho, acontecerá em um hotel no centro de São Paulo.
A escritora inglesa Janet Farrar, autora de A bíblia das bruxas, já confirmou presença e será o grande destaque entre os palestrantes. "É o maior evento da wicca na América Latina", garante Claudiney Prieto, idealizador do encontro e autor de oito livros sobre o tema, entre eles Wicca - a religião da deusa, que está na 12a edição e já vendeu mais de 30 mil exemplares.

Fundada nos preceitos do antigo paganismo, a wicca, também chamada de bruxaria moderna, é considerada por seus adeptos uma religião. Ela se baseia no culto à natureza e à deusa-mãe, uma divindade feminina que seria a responsável pela criação de tudo na Terra. Livres da ameaça de arderem em fogueiras (leia quadro), as feiticeiras da atualidade podem ostentar sem medo seus pentagramas, o símbolo dos bruxos. Uma pesquisa da Universidade da Cidade de Nova York, de 2001, apontou que a wicca, com 134 mil adeptos, era a religião que crescia mais rapidamente nos Estados Unidos.

No Orkut existem 875 comunidades em português relacionadas à wicca. A maior delas, denominada Sociedade Wicca/ Bruxaria, tem mais de 25 mil integrantes. Adepta há dez anos, a gerente de revendas Claudia Issa, 30 anos, começou como uma bruxa solitária. "Há uns cinco anos conheci outros praticantes pela internet e passei a fazer parte de um grupo", diz ela.

Série da TV Charmed starring Alyssa Milano, Rose McGowan, and Holly Marie Combs.
Um exemplo de bruxas super modernas e fashions!

Como todo fenômeno pop que se preze, a bruxaria faz sucesso também no cinema (Harry Potter e o cálice de fogo, o quarto filme da saga, arrecadou mais de US$ 600 milhões no mundo).
Entres outros filmes , lembrei do clássico As Bruxas de Eastwick (1987), Jovens Bruxas (1996), As Bruxas de Salém (1996), A Bruxa de Blair (1999) esse eu não tive a curiosidade de ver, Halloweensssss, As Brumas de Avalon (é muito show!!), Da magia à sedução (1998) com Sandra Bullock e Nicole Kidman, etc. Eu adoro filmes lights rss sem monstros, sangue... terror tô fora.

E na televisão em séries como Charmed, que durou oito anos - eu adorava!!!
É um outro exemplo de cyberwitches ou cyberwicca.


Ou autor do artigo esqueceu das bruxas clássicas dos contos de fadas e dos desenhos... mas eu lembrei a clássica bruxa da Branca de Neve e dos 101 Dálmatas rsss

E na nova novela das seis da Globo, Eterna Magia, (o que é aquela abertura, que efeitos nada especiais) que tem como protagonistas duas irmãs praticantes de wicca). E ainda colocaram o Paulo Coelho (my Good!!!! um canastrão de mão de cheia!!!) tudo isso no primeiro capítulo, gente eu não assisto essa novela, mas se vc vê a Globo não precisa assistir todos os dias, é só ver as chamadas nos intervalos (os comerciais eu gosto de ver) quem tá anunciando, a criatividade brasileiras ... rss
Mas as bruxas parecem não estar muito empolgadas com o súbito interesse global pelo assunto. "A novela deve aumentar o número de pessoas que querem ser bruxas pelo modismo", afirma a bailarina Gleice Lemos Frioli, 28 anos, praticante de wicca há 13. E alguém tem dúvida? rss

"Assisti ao primeiro capítulo mais por curiosidade. Não tenho tempo para televisão. Uma bruxa moderna tem de estudar muito e trabalhar mais ainda", explica a secretária e professora de dança do ventre Rose Terra, 41 anos, wiccaniana há 12.

Os adeptos se dedicam aos rituais, que não mudaram tanto assim: eles ainda envolvem caldeirões e poções, porém registram esses momentos com suas câmeras digitais. Os principais celebram as luas cheias do ano (os esbats) e as mudanças de estação (os sabbats). Os seguidores podem praticar os ritos sozinhos ou se reunir em covens, os grupos de bruxos que se socializam e fazem encontros coletivos. Para isso, basta uma chamada pelo celular.

Bom evento pra vcs!!!
Bjocas e até mais, Ale


Comentários

Adriana Amaral disse…
muito bom!! estive em salem em 2004 e fui até o cemitério das "bruxas" q foi nad amais q e uma histeria coletiva...rs mas é uma ssunto interessante, independente das crenças...
Aletéia by Ale disse…
hehe legal Adri,

Salem tambem era o nome do gato preto da série Charmed e da Feiticeirinha rss

Kisses
Anônimo disse…
Eu amo bruxas!!!

Josy
Unknown disse…
oi, me chamo suennya, e sou fissurada em bruxas...
tenho muitas coriosidade sobre isso. Adorei sua página na net...
está show de bola. tbm sou uma escorpiana...rsrsrs.

Eu amo bruxas!!!
gleice disse…
eu sou a Gleice Lemos Frioli, que esta no artigo citado, achei por acaso aqui..adorei sua pagina e sua forma de escrever e pensar! mta luz e boa sorte! bjks
Aletéia by Ale disse…
Olá Gleice, coisas da internet... a rede das redes achar sua citação por acaso rss.
Muita luz pra vc também!!!

bjks Ale

Postagens mais visitadas deste blog

Penalty faz releituras dos clássicos

Azul, pink combina contigo?

Moda no desenho animado - Bratz