Moda invade o mundo eletrônico


No futuro, roupas e aparelhos tecnológicos serão praticamente uma coisa só, com interação de um com o outro, segundo tendências apresentadas por empresas na Cebit. Juntando tudo, os trajes modernos devem ser um emaranhado de tecidos que poderão carregar a bateria de aparelhos, aquecer o corpo e ainda captar energia solar para fazer tudo funcionar.
Feira de tecnologia Cebit 2008 revelou novidades do setor no norte da Alemanha
De acordo com a empresa, o colete, feito especialmente para ouvir música durante a prática do esporte, pode ser lavado normalmente, sem risco de choques ou estragos.
O produto foi lançado no ano passado, em uma edição limitada de 2.000 unidades, mas ainda há alguns exemplares disponíveis no mercado, ao preço de cem euros (R$ 258).

Em fevereiro deste ano, cientistas do Georgia Institute of Technology (EUA) anunciaram o desenvolvimento de um modo de gerar eletricidade que pode tornar possível carregar a bateria de certos aparelhos pelo tecido de uma camiseta.


Urban Tool desfilou colete que permite ao usuário controlar o iPod por botões na roupa
Eles costuraram pequenos fios de óxido de zinco no pano, fazendo com que eles passassem a produzir energia apenas ao serem amassados --vestir uma roupa com o tecido já produz eletricidade. Mas ainda há um obstáculo: o óxido de zinco não é à prova de água. É preciso achar um modo de proteger os fios para evitar que o material perca suas características.

Apesar disso, já existem formas de recarregar aparelhos por meio do vestuário. A empresa alemã ProGression criou uma jaqueta com placas flexíveis que captam a energia solar e a armazenam. Por meio de uma porta USB, o usuário pode usar essa eletricidade para recarregar alguns acessórios.

A Warmx, também alemã, mostrou um sistema que aquece a roupa por meio de fios de cobre presentes no tecido e alimentados por uma pequena bateria. O aparelho controla a temperatura do pano, para que não haja superaquecimento.

Na área de segurança, a Textile Interfaces propõe que as pessoas usem jaquetas com LEDs (diodos de emissão de luz) à noite. O casaco emite luzes que piscam em tom vermelho, como forma de sinalizar a presença do usuário.

Muito show... vamos ver quando esses brinquedinhos estarão acessíveis a nós, pobres mortais...

Valeu pela dica da matéria Adri .

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u381474.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penalty faz releituras dos clássicos

Azul, pink combina contigo?

Moda no desenho animado - Bratz