A moda na moda: e a moda brasileira?


Sou fã do Fashion Bubbles e li essa matéria... fiz um control C: destaquei os pontos mais importantes... moda não é só criação, estilos... showzinho na passarela... o mundo mudou.. e hoje a palavra chave para quem quer crescer é gestão - negócios de moda.

Confira:

A entrevista coletiva de abertura do São Paulo Fashion Week Inverno 2008 em que estavam presentes Paulo Borges, os patrocinadores e os organizadores do evento foi marcada pela euforia em torno da presença de novos investidores no setor da moda. A motivação para atrair esses investimentos é resultante do crescimento sustentável da economia brasileira e da maturidade do próprio setor.

A moda começa a atrair olhares de investidores profissionais, o que marca um novo momento. Entretanto, é considerada adolescente e ainda tem um longo percurso pela frente. Chegou a hora de não mais pensar apenas em termos de arte e criação, mas também de avaliar a indústria em termos de negócio. Esse é o grande desafio do momento - fazer com que as marcas brasileiras se submetam a novas formas de gestão, sem perder o espírito de inovação, criação e estilo. Assim começa o casamento entre o dinheiro e a experiêcia da Moda!

Segundo um dos presentes, ainda é uma tendência da moda “andar de salto alto”.

Para ele, este é o momento de ter cautela; de menos sonhos e expectativas realistas. Se o salto ficar muito alto, a queda pode ser grande! Mas essa indústria precisa se tornar madura e oferecer resultados sólidos para que todo esse crescimento se mantenha e não seja apenas um “vôo de galinha”, como também foi comentado durante o evento.

O processo de fusões e aquisições que está ocorrendo entre as marcas brasileiras mais prestigiadas é um grande sinal de amadurecimento do setor.
Não são motivadas por problemas econômicos, mas pela necessidade de redução de custos, de aumento do poder de barganha e da busca do tão sonhado tripé para exportação - melhor preço,

melhor qualidade e estilo.

Para Paulo Borges, em cerca de 10 anos começaremos a distribuir nossos produtos pelo mundo inteiro, veremos lojas e corners de marcas brasileiras em lojas de departamento pelo mundo e também teremos anúncios dessas marcas nas grandes revistas internacionais.

O negócio da moda no Brasil é fácil de ser criado (o que explica a grande fragmentação do setor), mas difícil de ser desenvolvido e administrado. É um negócio caro, segundo Borges. Mas esse panorama será modificado com o movimento das fusões e a indústria ficará cada vez menos pulverizada. Será mais difícil começar novas marcas, mas por outro lado haverá maiores oportunidades de carreira dentro dos grandes grupos que se formam. A profissionalização será o grande ganho da indústria da moda brasileira.

Matéria baseada nos depoimentos feitos na coletiva de imprensa da São Paulo Fashion Week Inverno 2008.Por Denise Pitta

Fonte: http://fashionbubbles.com/tabs/negocios/2008/o-futuro-da-moda-brasileira/

Boa semana e até mais... bjks...

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