Moda cresce no Nordeste



Nordeste: vendas de moda em alta, aponta IBGE
Receita do comércio cresce no Sul, Sudeste ainda está em retração

Fevereiro apresentou aumento na receita nominal do comércio de tecidos, vestuário e calçados nos estados nordestinos do Ceará (14,6%), Pernambuco (7,1%) e Bahia (3,6%). Acompanhando o saldo positivo, no Ceará o volume de vendas cresceu 7,9%, em Pernambuco 1,5% e na Bahia manteve-se estável. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, e os dados são em comparação a fevereiro de 2008.

Sul e Sudeste

Na região Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentaram queda no volume de vendas e aumento na receita nominal. Santa Catarina obteve 3,9% de aumento na receita nominal e diminuição de -1,5% no volume de vendas, seguido pelo Rio Grande do Sul com os respectivos dados em 3,4% e -4,6%.

Com queda em ambos indicadores, Rio de Janeiro e São Paulo foram os estados que apresentaram a maior retração do Brasil em vendas. Decaíram, respectivamente, -3,2% e -3,4% em receita nominal e houve diminuição de -10,9% e -11,2% no volume de vendas.

Queda nacional de -6,9%
Em comparação com o mês de fevereiro de 2008, neste ano as vendas no varejo cresceram 3,8%, porém o setor de tecidos, vestuário e calçados sofreu queda de -6,9% considerando todos os estados brasileiros.

Segundo nota do IBGE "o segmento de Tecidos, vestuário e calçados, que retraiu o volume de vendas em -6,9% com relação a igual mês do ano anterior, completa quatro meses com resultados negativos. Resultado este que pode se explicado também pelo conservadorismo do consumidor diante do atual quadro recessivo da economia." Comparado a janeiro, as vendas do comércio de moda de fevereiro de 2009 caíram -1,1%, abaixo do número do ano, o que já pode ser um sinal de recuperação.

Na imagem, look de Lindebergue Fernandesdurante a 10ª edição do Dragão Fashion, em Fortaleza (CE). aiiii que saudades de Fortaleza!!!!
Núcleo de Pesquisa e Comunicação/UseFashion
Foto: Roberta Braga/Agência kfk/Divulgação
Bjks Ale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penalty faz releituras dos clássicos

Azul, pink combina contigo?

Moda no desenho animado - Bratz