quarta-feira, setembro 14

Corrida: como começar


No verão eu estava em forma... aiii me descuideiii o inverno chegou e ta na hora de comecar a correr de novo... hoje esta um dia lindo de sol.. ceu azul uhhhh geral no quarto, dia de amelia, lavando roupa... arrumando armario e que delicia... ferias na escola e eu  arrumando mala... uhhh vou viajar.. 1 semaninha fazendo um Cruzeiro ate New Caledonia... uhhhh

Quem aí quer perder peso, ganhar resistência física e tônus muscular, além de muita disposição para o dia a dia, tudo de uma vez só? Não é fórmula mágica, basta começar a correr. Para ajudar você a entrar nessa, preparamos uma série com informações valiosas para quem pretende começar.

Para as primeiras passadas, não há muito mistério: é preciso força de vontade. Mas, antes que você calce o primeiro tênis e saia por aí, é bom prestar atenção nas informações do fisioterapeuta Marco Aurélio Invaldi para não ter uma lesão logo na largada.

 
“Quem não faz exercícios ou já tem alguma lesão, precisa ter cuidado. Quem está com sobrepeso também, já que pode sobrecarregar as articulações. O ideal é começar com uma caminhada com ritmo moderado”, ensina ele, que destaca ainda outro fator importantíssimo: o acompanhamento médico.

“A primeira coisa que você deve pensar antes de correr é fazer um check-up, principalmente da parte cardiovascular, para evitar complicações e até uma morte súbita. Saber o seu tipo de pisada também é fundamental. Muitas lojas de produtos esportivos oferecem o 'teste de pisada', mas o ideal é que ele seja feito por um profissional, que poderá indicar o melhor tênis para o esporte”, ensina.

Tudo certo com os exames médicos? Então basta levar o teste de pisada a sério e escolher um tênis adequado para o formato dos seus pés. Começar caminhando e ir aumentando o ritmo para uma corrida leve é o ideal, de acordo com Evaristo Martins, corredor e treinador de atletismo há 40 anos.

“Não pode ter pressa! A mudança não pode ser brusca, é preciso ir alternando o ritmo aos poucos. Caminhada, trote, corrida leve”, destaca ele, que também lembra a importância do alongamento e do aquecimento antes da corrida, assim como o fisioterapeuta Marco Aurélio.

“Vinte segundos de aquecimento antes e depois, com alongamento, são suficientes para começar. Assim, você mantém a musculatura alongada ao máximo. Exercícios como dobrar a perna atrás da coxa, tentar alcançar os pés com as mãos – sentado ou de pé – e alongar a perna apoiando na parede são bons”, indica ele.

Para quem já se animou e pensa em dar os primeiros passos, aí vai mais uma dica: nada de encher a barriga! “Uma porção de carboidrato de 30 a 40 minutos antes da corrida é o ideal para repor e dar a energia necessária ao corpo para o exercício”, ensina Marco, que sugere alguns lanches, como pão integral ou uma barrinha de cereal.

Fonte: Bolsa de Mulher...

Have a great week!!!!

bjks Ale

Nenhum comentário: