O que é a Moda? parte I
Mais um ano e volto com o foco principal do blog.
Mas será que sempre foi como é hoje? Uma moda com "prazo de validade", a cada coleção tudo se transforma. A moda é reinventada cada vez mais rapidamente e, como estamos na era do capitalismo e do consumismo, o público-alvo é absorvido e envolvido para fazer parte dessa engrenagem que faz girar o looping do setor da moda, englobando o setor têxtil, calçadistas, de acessórios e toda indústria da moda.
A palavra moda é cercada de ambigüidades. São muitas as origens para João Braga (2006, p.15) define moda como: modo, maneira, e comportamento. A origem da palavra latina é modus, que remete ao modo
De origem francesa "mode" uso, hábito ou estilo. Na moda de origem inglesa, Barnard (2003, p.23) dedica o primeiro capítulo da obra "Moda e Comunicação" a explicar que a etimologia da palavra "fashion" remete ao latim factio, que significa fazendo ou fabricando, com caráter industrial (da língua inglesa a palavra "faction" (facção), até facere, isto é, fazer ou fabricar).
Segundo, Palomino o termo afrancesado tornou-se sinônimo de "façon", cuja apropriação pela língua inglesa deu origem à expressão "fashion". (PALOMINO, 2000, p.15).
Barnard, complementa: "só o contexto permite a identificação de uma peça de roupa como moda ou não-moda, assim como é somente o contexto que permite identificar o significado correto dessas palavras" (Ib., p. 36).
A palavra moda, modus, mode ou fashion, imagem, corpo, estilo, tendência, roupas, indumentária, adorno, traje, beleza, entre outras palavras, estão ligadas ao sistema da moda. Há um sistema complexo por trás disso tudo, da moda como técnica e como processo comunicacional. Mas, onde tudo isto começou?
O termo moda surgiu no final da Idade Média, princípio da Idade Moderna (Renascimento), com características peculiares tais como: ser, de fato, um diferenciador social, um diferenciador de sexo (uma vez que homens e mulheres vestiam-se com aparências muitos semelhantes) e à busca da individualidade. (BRAGA, 2005, p.16).
Mas será que sempre foi como é hoje? Uma moda com "prazo de validade", a cada coleção tudo se transforma. A moda é reinventada cada vez mais rapidamente e, como estamos na era do capitalismo e do consumismo, o público-alvo é absorvido e envolvido para fazer parte dessa engrenagem que faz girar o looping do setor da moda, englobando o setor têxtil, calçadistas, de acessórios e toda indústria da moda.
Essa foi a introdução da minha pesquisa e continua na parte II
Bjocas e até mais,
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