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Mostrando postagens de setembro, 2008

Semana: Colóquio de Moda - Sapatos Fetiche Feminino

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Ontem começou o 4o. Colóquio de Moda na Feevale em Novo Hamburgo/RS, infelizmente não conseguirei ir, work! work! Nesta semana vou dividir com vocês um pouco do artigo : Os sapatos e as mulheres: uma relação de desejo, moda e marketing . Escrito por mim e pelo meu querido prof. Francisco Menezes Martins que irá apresentar o trabalho. Resumo: O artigo tem a finalidade de apresentar e discutir estratégias de marketing e comunicação do mercado calçadista, procurando identificar a relação do universo feminino e sua obsessão por sapatos. Selecionamos alguns meios de comunicação com Tv, cinema, sites, blogs, orkut e algumas estratégias utilizadas na divulgação e promoção de ações de marketing que se conectam com o público feminino. As organizações estão atentas as mulheres e sua paixão por sapatos e criam relacionamento e estratégias para envolver esse público com o objetivo de aumentar o consumo. MERCADO: Uma pesquisa realizado pelo Centro Nacional de Pesquisas do Consumidor para a revista

SUZY FAZ POSE e CURSO DE EXTENSÃO

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Nem o frio que insiste em invadir a primavera atrapalhou a festa. Não consegui ir, mas está na minha agenda para ir conhecer a loja, que pelas fotos parece ser show! O desfile de Lançamento da Coleção Primavera-Verão 2009 foi um sucesso. Com direito a super produção do badalado produtor Marcelo Aguiar o evento virou notícia em vários sites e blogs de moda. E não era para menos, pois o desfile a céu aberto serviu para lançar também a belíssima coleção da SHOP 126, marca carioca que acaba de estrear na Susy Faz Pose. A nossas clientes-amigas que deram uma passadinha por aqui, tiveram ainda o direito a uma surpresinha. Puderam escolher um lindo porta-lingerie colorido e super original da marca Panty Doll ou um chaveirinho em forma de gato da Susy Faz Pose. Um super mimo, eu quero!!! Diversão garantida pelo DJ, champagne, docinhos maravilhosos e as últimas novidades para o tão esperado verão. Rogele quero um chaveirinho da Suzy Faz Pose... guarda um pra mim! http://www.susyfazpose.blogspot

ESTILOOK na rede

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Ontem recebi no meu e-mail o convite para entrar na nova comunidade social ESTILOOK... entrei e gostei da idéia... Saiba o que encontra lá... É uma comunidade social inovadora voltada para pessoas que têm estilo próprio. Nossa missão é proporcionar um espaço democrático onde pessoas de vários países, culturas e gostos possam mostrar e compartilhar os seus estilos, interagindo com outros usuários de interesses similares. Não só profissionais e amantes da moda são bem-vindos ao site. É um lugar onde pessoas comuns e que curtem vestir-se de acordo com o seu próprio estilo podem fazer uploads de looks, opinar sobre diferentes visuais, estar antenados sobre tendências, notícias e eventos da área e muito mais. No Estilook, você pode divertir-se, interagir, mostrar e descobrir . Veja algumas das atividades que podem ser realizadas no site: - Enviar suas fotos para compartilhar com a comunidade o seu estilo e gosto pessoal; - Descobrir o que seus amigos e membros em geral pensam sobre os seus

Fim de semana LIGHT

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Sabadão com frio aiiii que sds do nordeste!! Vale a pena conferir as dicas do Moda Mundi para ter um final de semana light... Se segunda-feira é o dia internacional de iniciar regimes, fim de semana é o momento certo de perder a disciplina! É inevitável não sair da linha nesses dias, “beber todas na balada”, churrasco com os amigos, dar aquela passadinha na doceria, etc. O problema é que voltar às comidinhas lights e à vida saudável na segunda-feira seguinte chega a ser doloroso. O segredo é curtir o fim de semana com disciplina. Impossível? O MODAmundi conversou com a nutricionista Graziela Mendes e descobriu ótimas dicas:- aquele restaurante italiano maravilhoso está na sua programação de fim de semana? Cuidado com os molhos! Prefira ao sugo que tem apenas 62 calorias em 1 concha as 196 calorias do bolonhesa. Passe longe do molho ao pesto que tem 887 calorias por concha ou mesmo do 4 queijos que tem 529 calorias por concha: “somado ao valor da massa, alguns molhos podem ser verdadei

Carolina Herrera arrasa em NY

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A estilista venezuelana também lembrou da crise econômica americana na hora de criar sua coleção primavera-verão 2009. E foi precisa na sua proposta para a próxima estação- terninhos para o dia e vestidos de festa para a noite. Carolina buscou inspiração no pintor Sandro Botticelli, que tinha suas pinturas marcadas por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas. Uma de suas obras mais conhecidas, até os dias de hoje é “O Nascimento de Vênus”, que o pintor fez no ano de 1485. Nesta obra, observa-se a valorização das forças da natureza, o realismo e o resgate da mitologia romana. Seguindo esta linha, a estilista apresenta a maior parte dos vestidos tomara-que-caia e em todos os longos há babados. Valorizou bastante o colo feminino. E optou por modelos monocromáticos e sem acessórios, tudo muito sofisticado e clean. Na cartela de cores, preto, branco e tons fortes, como amarelo-gema, vermelho-sangue e azul-royal. Ameiiiii toda a coleção!!!! Eu quero tudo!!!!!

Bolsas Recicladas na Moda

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Dei uma passeadinha no http://www.bemleugaus.com/ e como sempre está repleto de novidades megalegaus!!! Já postei diversos artigos feitos com materiais reciclados, mas a Balkan tango realmente entende do assunto. As bolsas são feitas com o reaproveitamento de itens bem diferentes entre si. Uma das linhas é composta por incríveis bolsas criadas com câmaras de ar de bicicleta; já a Sarayevo e a Berlin são produzidas respectivamente com discões antigos de vinil inteiros e pela metade. É a moda ajudando o planeta. Bjks Ale

Convite: Susy Faz Pose em Curitiba

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Para as curitibanas antenadas em moda... vale a pena conferir o lançamento da Coleção Primavera/Verão 2009... clique na imagem para ampliar. A primavera começou ontem as 12h44, mas o frio continuaaaa para nossa tristeza... Ai que saudades dos vestidinhas, sandálias... Valeu pela dica Tati... sucessso!!!! Veja mais no http://www.susyfazpose.blogspot.com/ Bjks Ale

Divulgação: MBA em MODA

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Como sempre me pedem indicação de cursos de moda... segue uma dica: MBA Executivo em Negócios da Moda em Blumenau. Método de ensino moderno que une teoria e prática, forte integração entre as disciplinas, critérios rigorosos de seleção e parceria com empresas e professores de primeira linha dão aos alunos do IBModa um diferencial decisivo, amplamente reconhecido pelo mercado. Um programa diferenciado que busca integrar o Design e o Marketing, ou seja, abordar a gestão e os negócios na moda desde a criação e o desenvolvimento do produto até a análise de mercado e estratégias de comunicação e direcionamento ao consumidor. Indicado para diretores, gestores, varejistas, empresários e profissionais do mercado da moda ou que queiram adentrar nesse segmento. bjks Ale

A moda das listras

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Elas invadiram os desfiles e possuem um charme super especial... A moda das listras para o verão chegam com tudo! Em diferentes tamanhos e cores as listras garantem presença nos looks da próxima estação. Vistas em muitas coleções de verão, como TNG, Sta Ephigênia, Juliana Jabour, Ellus, Triton e Ronaldo Fraga, as listras dão um toque atual às peças e se adaptam aos diferentes estilos. Durante muitos anos se acreditou que as listras horizontais aumentavam a silhueta, mas pesquisadores britânicos deram um motivo a mais para apostar nessa tendência. Numa pesquisa realizada com 200 pares de fotos de mulheres vestidas com peças de listras verticais e horizontais, voluntários escolheram como as “mais magras” as que estavam vestidas com listras horizontais. Na verdade o que cria a ilusão óptica de maior ou menor é o tamanho da listra e não o sentido, listras finas em tamanhos iguais relaxam os olhos e não aumentam o volume, mesmo estando na horizontal. Mas se você ainda não esta segura para

Melissa em Londres

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Festa durante a semana da moda na capital britânica lançará o modelo criado pela arquiteta Zaha Hadid LONDRES - A London Fashion Week deste ano vai ganhar ares brasileiros. Uma festa durante a semana da moda na capital britânica, que começou no domingo, 14, marcará o primeiro evento internacional da Melissa, com o lançamento do modelo criado por Zaha Hadid, arquiteta iraquiana radicada na Inglaterra. A sandália de plástico brasileira, fabricada pela Grendene, busca a internacionalização. Já presente em mil pontos-de-venda em mais de 50 países, como Japão, Itália, França e Estados Unidos, o objetivo é reforçar a marca e conquistar novos espaços. “O evento em Londres reflete o sucesso de nossa estratégia”, diz Raquel Scherer, coordenadora de marketing da Melissa. Ela revela que a empresa está iniciando exportações para a Rússia e abriu recentemente um distribuidor nos Emirados Árabes para atender o Oriente Médio. Agora, os próximos alvos são a Índia e a Coréia, reforçando assim a partic

resumex da semana

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Consegui baixar as fotos extra oficiais da convenção rsss Vamos ver se vcs reconhecem o "gato" do meu lado? Além de gato ele é muito fofo, querido, simpático... é o ator, modelo... Carlos Casagrande que foi nosso MC... com direito a muitas fotos na ultima noite da convenção na noite Tropical, por isso estou com meu modelito super tropical :-) Lado natureza no Costão - gaivota fazendo pose para a foto e decolando... Náo dá pra ver direito, mas é um casal de corujas tomando um arzinho... Super decoração da Festa Tropical... parabéns para a Galera da Rio 360! Jantar de integração com a galera do Trade... que ralou muito na convenção. Pose para a foto! Parada na estrada para comer pastel no Santpar... pastel feito na hora uma delícia!!!! Agora começa a organização da próxima convenção para as consultoras no costão do Sauípe.

World Clock

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A cada minuto 258 nascimentos e 2 suicídios no planeta em que você vive. Veja aqui quantos nascimentos ocorrem no mundo a cada minuto, quantos divorcios nos EUA, quantos ilegais entram no território americano, quantos suicidios ao redor do planeta, quantos carros, bicicletas e computadores sao produzidos... É o World Clock aqui . Muito doido! bjocas e até mais,

A moda das Marcas de LUXO

Voltando a realidade... rss 10 dias desconectada do mundo... Vivendo no mundo da convenção "Movidos pela Beleza" 2 eventos para 500 franqueados... Ralando no FRIO ... isso mesmo... o frio e a chuva não abandonou o Costão do Santinho em Floripa... fora o frio e a chuva os eventos foram um sucesso!!! Tirei algumas fotos que vou postar depois, pois estou mega cansaaaada! Ainda não entrei no ritmo. De volta a realidade e a cidade "vampiresca" como a galerinha do nordeste chama Curitiba... e o pior que tenho que concordar... frio e o dia cinzento, nublado... já estou com saudades do Nordeste... SOL e mar verde... rsss Em outubro começam as viagens para Salvador, Natal, Fortaleza, Teresina... De volta ao Espaço da Moda!!! senti falta do meu BlogTERAPIA... rss . O Brasil deve ganhar 50 novas marcas de luxo ( a moda das marcas). . Cerca de 50 novas marcas de artigos de luxo deverão se estabelecer no País nos próximos cinco anos. Entre os quatro emergentes que compõem o grup

Espelho Virtual ajuda a escolher roupas e acessórios

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Adorei essa matéria, dica da Adri... valeu!!! Berlim - Display de tela plana com tela sensível ao toque e câmera simula prova de roupas, estampas e sapatos, na feira de eletrônicos IFA. Imagine p rovar as roupas da moda sem ter de desabotoar sua camisa. Esta é a proposta do espelho virtual desenvolvido por pesquisadores do Fraunhofer Institute for Telecommunications e em exibição na feira IFA em Berlim, na Alemanha. O conjunto consiste em um display de tela plana com tela sensível ao toque, uma câmera montada acima e iluminação para os usuários. Os pesquisadores se colocam em frente à tela usando uma camiseta verde, a câmera captura sua imagem e então um algoritmo de software substitui o verde pelo estilo escolhido pela pessoa – incluindo cores, marcas e texturas diferentes. O Fraunhofer Institute usou esta tecnologia inicialmente em 2007 e então desenvolveu um tipo diferente de espelho virtual para a loja da marca Adidas, em Paris. Com a tecnologia, os clientes puderam desenhar seus p

A Multiplicidade da Moda

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A multiplicidade das informações de moda são geradas para atingir um público-alvo, sim você ! Milhões e milhões de dólares são investidos em campanhas de marketing para divulgar marcas, produtos e serviços em todo o mundo. Para você ter uma idéia o investimento em publicidade no setor econômico Vestuário Têxtil em 2005 foi mais de R$ 220 milhões. Os eventos de moda internacionais e nacionais estão ganhando cada vez mais patrocinadores, a cada coleção aumenta a cobertura da mídia impressa, televisiva e on line. Os consumidores (é nós) podemos acompanhar os desfiles ao vivo em casa, pela televisão, através da TV por assinatura (canal GNT) ou na internet através dos portais, podemos assistir os desfiles, acompanhar os bastidores e as principais notícias dos eventos e não podemos esquecer dos diversos blogs de moda, estilo e comportamento que falam tudo sobre os desfiles, é só ter paciência e "navegar" nas milhões de páginas da web. A tecnologia possibilita essa multiplicidade d

Fidelização + atendimento

Um hotel de São Paulo objetivando personalizar o atendimento para executivos que se hospedam com freqüência no mesmo, idealizou um armário de dimensões reduzidas no qual são guardados alguns objetos (livros, laptop, etc.) e peças de seu vestuário de uso contínuo quando ali hospedados. O armário, sobre quatro rodízios após sua permanência é levado a um depósito especial e retornado outra vez ao quarto quando o hóspede volta para nova hospedagem. Com certeza o hóspede não vai querer ir para outro hotel! Muito show! Bjks Ale

Mundo MiX - Imperdível para os curitibanos

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clique na imagem para ampliar! Ahhh que sacanagem, mais um evento que não poderei ir... ahhhhhEstarei trabalhando :-( Para a galera que curte moda o evento é imperdível!!!! Aproveitem por mim!!! bjks Ale

Para os que esquecem de tomar água...

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Garrafa inteligente avisa: é hora de beber água. A empresa norte-americana HydraCoach desenvolveu uma garrafa que indica quando o usuário deve beber. "A primeira garrafa d'água interativa", de acordo com a empresa, monitora o consumo de fluidos e calcula a necessidade de hidratação da pessoa. O produto também mantem um cálculo de quantos goles foram tomados durante o dia, além de ter uma programação com base em metas, motivando o consumo. A garrafa inteligente pode ser comprada pela Internet, no endereço http://www.hydracoach1.com/Detail/HC008142-HydraCoach-Intelligent-Water-B.asp E custa US$ 30, completa o kit, moda, acessório e saúde. Bjocas e até mais, Ale

Geração XY

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Marcela, de 18 anos, e Cayo, de 20, representam bem a “geração XY”: ela conversa pelo MSN ao mesmo tempo que vê TV e navega por sites de moda; ele já é “produtor executivo” da área musical(…) A “próxima geração” acaba de ser diagnosticada com detalhes por estudo baseado em pesquisas de diversos anos feitas pelo The Pew Research Center, importante centro de pesquisa com sede em Washington, e um levantamento mais recente conduzido pelo mesmo instituto, com o objetivo de compor o retrato final dos jovens que cresceram armados de computadores e celulares. A pesquisa considerou a “próxima geração” como sucessora da chamada “Geração X”, formada por pessoas entre 26 e 40 anos, que, por sua vez, veio a suceder a geração “baby boom”, cujos representantes têm entre 41 e 60 anos. No último levantamento do Pew foram entrevistados 1.501 adultos, entre eles 579 jovens de 18 e 25 anos, adaptados num mundo em que a única constância são as rápidas transformações. O estudo demonstrou que, à semelhança d

Planejamento e o leões

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Achei bem interessante! Leia! Visão de Planejamento e os leões Betreff Era uma vez um caçador que contratou um feiticeiro para ajudá-lo conseguir alguma coisa que pudesse lhe facilitar o trabalho nas caçadas. Depois de alguns dias, o feiticeiro lhe entregou uma flauta mágica que, ao ser tocada, enfeitiçava os animais, fazendo-os dançar. Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caçada, convidando dois outros amigos caçadores para a África. Logo no primeiro dia de caçada, o grupo se deparou com um feroz tigre. De imediato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, milagrosamente, o tigre que já estava próximo de um de seus amigos, começou a dançar. Foi fuzilado a queima roupa. Horas depois, um sobressalto. A caravana foi atacada por um leopardo que saltava de uma árvore. Ao som da flauta, contudo, o animal transformou-se, ficando manso e dançou. Os caçadores não hesitaram e mataram-no com vários tiros. E foi assim, a flauta sendo tocada, animais ferozes dançando, caçadores mata

Convite Beluska

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clique na imagem para ampliar! Infelizmente estou trabalhando em Floripa e não vou poder comparecer Andréa, vai ficar para a próxima. Sucesso com a nova coleção!!! bjks Ale

imperdível: Fórum de inspirações

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Clique na imagem para ampliar Infelizmente não poderei ir... estou trabalhando no Costão do Santinho - convenção anual dos Franqueados O Boticário... Mas deixo aqui a dica... agende-se! Bjks Ale

Moda no Japão

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Olá queridos leitores do Espaço da Moda, estarei um pouco ausente, pois hoje estou indo para o Costão do Santinho/SC quem dera fosse férias ... vou trabalhar e muito na Convenção anual do franqueados, mas já programei vários posts para a minha ausência hehehhe Fico até o dia 15.09. E espero trazer muitas novidades!!! Aguarde!! bjks Ale ============================================ Modelos desfilam criações de estudantes no Japão Roupas diferentes, com toques coloridos e um mix de estampas, brilho e detalhes inusitados marcaram desfile no qual modelos exibiram, na passarela, as criações de estudantes japoneses de moda. » Veja mais fotos do desfile Trata-se do High School Student Fashion Design Award 2008, realizado em Tóquio neste sábado. O evento destaca as tendências, exibe as coleções e premia a criatividade dos jovens estilistas. Uma ótima idéia! Bjks Ale

Moda e TV

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Exageros de Rakelli ( Isis Valverde, mineira atriz da novela das 7)inspiram moda verão Os acessórios são um forte no visual da personagem Rakelli Inspirado nos mangás, os desenhos em quadrinhos japoneses, o estilo de Rakelli, a personagem de Ísis Valverde na novela Beleza Pura, é divertido, colorido, jovem e muito sensual. Esse look é muito comum nas ruas do Japão entre as moderninhas de cabelo pink e azul. Mas também combina com a ousadia do verão brasileiro. » Veja looks de Rakelli » Suas misturas exageradas e inusitadas, o visual de Rakelli permite que ela se vista com roupas de lojas de departamento e acessórios facilmente encontrados em feiras e camelôs. Mais uma prova de que é possível se arrumar e marcar presença de uma forma barata e criativa.Mas lembre-se: seus sonhos, sua idade e seu corpo são revelados por meio das suas roupas. Por isso, nem tudo o que a personagem adora usar pode servir de inspiração para todas as moçoilas. Uma mulher de 30 anos, por exemplo, que decide se

Verão 2009 - moda praia

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O que teremos nas praias? Muita bolinha (ou "poas" mais chic, né!) estampas, listras... cores e mais cores... O babado aparece em alguns tops da coleção moda praia da Miss Universo 2004 Jennifer Hawkins Estampas de bolinhas vêm em diferentes cores; As listras são outra sugestão da linha de verão; Os maiôs são propostos nas cores vermelho e azul; veja mais fotos no www.terra.com.br

Segunda no TAJ -

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Depois de alguns meses combinando com a Josy uma ida no TAJ na tal da segunda com 50% de desconto no cardápio japonês... consegui ir nesta segunda. Ficamos 1 horas na fila de espera eu odeio filas, mas valeu a pena! O super combinado não lembro o nome dele, mas é o maior com 72 peças... foi devorado por nós três rsss o "menino" na foto é o João um super amigo da Josy. Dica: ou vc chega super cedo ahh outra dica até às 18h30 tem double drink ou vc chega depois das 21h30, 22h - a cozinha fecha às 23h. Ahh outra dica saquerinha de morango... ummmaaaa delícia!!!! E para melhorar ainda... fui de motorista particular rsss Adorei a noite!!! bjks e até mais, Ale

Lenços na moda... no inverno e no verão...

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Os lenços dão um charme e uma elegância incrível... Você pode estar basiquinha que ele dá aquele "tchan" no visual... Eu simplesmente adoro! Pode ser de lã, de seda, de tecidinho básico, enfim dá para usar a sua criatividade!!! recebi da Deise Lima , sua divulgação de lançamento Primavera Verão e adorei as dicas de como usar... passa a passo da revista Manequim. Contato, encomendas sob medida: deiselimma@hotmail.com no blog e no material de divulgação dela tem vários modelitos, bijus e claro, eles, os lenços! Boa semana! Bjks Ale

Impressões Digitais está nas rede, nas livrarias...

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Quinta-feira passada encontrei meu querido prof. Francisco Menezes, vamos apresentar nosso Artigo no Colóquio de Moda , e a surpresa... ganhei com um exemplar e uma super dedicatória do seu segundo livro... que está bombando!!! muito mais sucesso pra você!!!! Livro novo para ler nas minhas viagens !!! . Impressões digitais: cibercultura, comunicação e pensamento contemporâneo Autor: Francisco Menezes Martins Área:cibercultura; comunicação Edição:1ª - 2008 Nº de Pag.: 110 Preço:R$ 22,00 . Este livro tem a marca indelével e irônica do Francisco Menezes Martins, a começar pelo título, Impressões Digitais. Os rastros do autor estão por toda parte na obra como traços de uma inteligência que se delicia em descobrir paradoxos, apontar contradições, revelar jogos de sentidos ou, simplesmente, em dialogar com os próprios passos num eterno retorno ao ponto de chegada. Na perfeição de um crime que se finge de imperfeito, o pensador faz de conta que desaparece para que o leitor possa apreciar t